domingo, 1 de maio de 2016

Caverna do Diabo




A Caverna do Diabo fica localizada no município de Eldorado-SP-Brasil, a cerca de 260 km de distância da capital, seguindo pela BR-116 (Régis Bittencourt), com boa sinalização.




Assim que chegamos, fiquei logo incomodada com o nome da caverna. Como assim do diabo? Uma maravilha da natureza! Criação perfeita e deslumbrante de Deus!!! Somente de Deus!!!

Mas, enfim,,, não sou eu quem dá nome aos lugares.



Deram um jeito até de achar a cara do diabo na caverna, pode? Veja se encontra na foto acima.

Claro que esse nome foi dado por uma razão. Então, vamos a ela!

Por ser um local bem ventilado, com temperatura amena e constante (por volta dos 18 graus), muitos moradores da região estocavam a colheita ali para preservá-la, o que atraía os animais, que remexiam e espalhavam os estoques para fora. Isso era atribuído ao diabo. Além disso, entra um rio pela caverna e o som que suas águas faziam lá dentro, podia ser ouvido fora, assustando quem passava por perto. Claro que só podia ser barulho do diabo, ora bolas! Está explicado!

Lendas à parte, entremos na caverna!




O percurso até a entrada tem aproximadamente 500 metros. Um caminho de paralelepípedos, bem organizados, circundado por uma belíssima área preservada da  Mata Atlântica. Durante o caminho é possível ver várias espécies de aves, macacos, borboletas e,,, onças! Infelizmente, não vimos nenhuma! Elas têm medo da refeição, ops, de gente!






Entrada da caverna.

Também a partir desse caminho, é possível acessar um mirante, em um percurso de uma hora de trilha e uma pequena cachoeira, em um percurso de quinze minutos.




É também chamada Gruta da Tapagem e tem 6237 metros, dos quais 800 metros estão disponíveis à visitação. Todo o percurso tem iluminação artificial e passarelas, o que garante acesso a pessoas de todas as idades, desde que estejam usando calçados fechados e acompanhadas por um monitor do parque florestal. Inclusive, é um programa que pode ser feito tranquilamente com as crianças. Na nossa visita, tinha mais uma família com duas crianças pequenas, que estavam super entusiasmadas com a expedição.












Lá dentro, cada passo que dávamos, uma surpresa! As rochas foram esculpidas pela ação das águas e são verdadeiras obras de arte, com as formas mais variadas. Rinocerontes, elefantes, tatus, sapos, cortinas, crânios, bolo de noiva, catedral barroca, órgãos, anjos e o que mais a imaginação permitir. Ah, só pra constar: NÃO É PERMITIDO CONSUMIR BEBIDAS ALCOÓLICAS ANTES DE ENTRAR NA CAVERNA. Portanto, use apenas a imaginação! 


Bolo de noiva.

Tatu.

Cortinas.

Crânios.

Asa de anjo.

Órgão.

Catedral barroca.

As formações de estalactites e estalagmites também impressionam muito! Em alguns pontos, elas se unem formando colunas gigantes!




São formadas pela deposição de carbonato de cálcio, arrastado pela água das chuvas, que gotejam de uma superfície superior. 




Para que haja a formação de 10 centímetros delas, são necessários, 100 anos. Isso mesmo! 100 anos! Isso nos faz concluir que essa caverna tem alguns milhares de anos. Nossa vida é mesmo um sopro, mas isso é assunto para outro post.








No final do trajeto, todas as luzes se apagam e os visitantes podem sentir como realmente é dentro de uma caverna. Escuro absoluto, somente o barulho das águas. Você e seus pensamentos! Uma experiência fantástica! Um must see no estado de São Paulo! A visita vale muito a pena!


Translucidez da rocha calcárea.



A visitação à caverna pode ser feita de Terça a Domingo, das 08:00 às 17:00, ou até atingir o limite máximo de visitantes por dia, de 336 pessoas.

O ingresso ao parque custa R$13,00 e a monitoria R$12,00.

Para maiores informações acesse o site: http://www.cavernadodiabo.com.br/

Por hoje é só! Nos vemos na próxima viagem! Beijinhos!!! 

"Se não fossem as mulheres, o homem ainda estaria agachado em uma caverna comendo carne crua. Nós só construímos a civilização com o fim de impressionar nossas namoradas."

                                                                                  Orson Welles


































2 comentários:

  1. Achei incrível a dica, o lugar parece mesmo permitir à imaginação voar. Deve ter sido uma experiência sensacional. Muito obrigada por um post tão rico em detalhes e ao mesmo tempo, suuuuper descontraído!!
    Me senti desconfortável apenas no final, com a citação de Orson Welles, que parece afirmar que a civilização foi construída somente por homens.

    ResponderExcluir
  2. Oi Letícia!

    Fiquei suuuper feliz por você ter gostado do post e ter deixado aqui a sua opinião! Será sempre muito bem vinda!
    Confesso que agora que você falou, também me senti desconfortável com a citação de Orson Welles. Se foi a intenção dele afirmar que a civilização foi construída somente por homens, estava "redondamente" enganado. A história está ai para provar isso!
    A minha intenção foi só acrescentar uma pitada de humor, mas reafirmo aqui minha concordância com você: A CIVILIZAÇÃO FOI E ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA POR HOMENS E MULHERES!!!!

    Beijinhos!!!!!

    ResponderExcluir